ROPA - Receção de óvulos de parceira

Fases do tratamento

1
Fase de programación
Programação

O tratamento realiza-se de forma sincronizada e faremos coincidir as menstruações tanto da mulher que dá os óvulos como da que recebe os embriões. Normalmente recorrendo à toma de anticoncetivos.

2
Fase de preparación del ciclo
Preparação do ciclo

Começa ao 2º-3º dia da menstruação. Para a mulher que dá os óvulos, a preparação consiste numa estimulação ovárica para a produção de óvulos maduros. Ao mesmo tempo, a parceira prepara o seu endométrio para a receção dos embriões. Em ambos os casos fazemos 2 ou 3 ecografias durante os 12 a 14 dias que dura o procedimento.

3
Fase de punción de óvulos
Punção de óvulos

A punção ovárica realiza-se por via vaginal com uma pequena sedação. O líquido aspirado é processado em laboratório para a obtenção de óvulos. Nesse mesmo dia, a mulher recetora dos embriões começa com um tratamento de progesterona.

4
Fase de laboratorio: fecundación y cultivo
Laboratório

A fecundação realiza-se sempre com microinjeção espermática (ICSI) que consiste na introdução dos espermatozoides doados dentro dos óvulos com a ajuda de uma micro-agulha. Após a mesma, os embriões permanecem no laboratório uns dias até que os embriologistas determinem qual é o melhor momento para serem transferidos. Em alguns casos, a fim de melhorar os resultados podem utilizar-se técnicas especiais de laboratório.

5
Fase de transferencia embrionaria
Transferência embrionária

Consiste em colocar os embriões no útero mediante uma cânula muito fina introduzida através do colo do útero. Não é dolorosa e realiza-se normalmente três dias depois da punção ovárica. A Lei limita a três o número máximo de embriões que se podem transferir.

6
Fase de tratamiento postransferencia
Tratamento pós-transferência

No dia da transferência recomendamos repouso relativo e no dia seguinte uma atividade moderada para posteriormente voltar a fazer a sua vida normal. Deve evitar esforços violentos e desportos de competição durante as duas semanas seguintes. Normalmente é prescrito um tratamento com progesterona que se inicia no dia da punção e aconselha-se também a toma de ácido fólico.

7
Fase de confirmación de embarazo
Confirmação da gravidez

12 dias após a transferência embrionária, realiza-se uma análise de sangue chamada BhCG (beta) para determinar a gravidez. Nunca suspenda a medicação sem indicação do seu médico independentemente do resultado.

8
Fase de ecografía
Ecografia

A partir do 15º dia após a análise BhCG, realiza-se a primeira ecografia para ver o tipo de gravidez (simples ou múltipla) e averiguar a presença de batimento cardíaco.

Gráfico de fases de ROPA Recepción de óvulos de pareja

Dadores de esperma

A doação de esperma tem caráter voluntário, anónimo e altruísta, pelo que não é permitido à recetora conhecer ou escolher o seu dador (de acordo com a legislação portuguesa).

A informação que se pode dar sobre o dador é geral (nunca podemos facultar a sua identidade).

Os dadores são maiores de idade. Todos realizaram uma série de exames acerca das suas características físicas, imunológicas, genéticas, hereditárias, doenças infeciosas e transmissíveis.

A responsabilidade da eleição do dador recairá sobre a equipa médica que é quem deve fazer com que se adapte o melhor possível às características de cada caso concreto.

Atualmente em Portugal o número máximo de nascimentos a partir de um dador é de oito.

Vitrificação de embriões

Os embriões viáveis que não tenham sido transferidos têm que ser vitrificados.

A vitrificação consiste na congelação dos embriões de forma instantânea o que evita a formação de cristais de gelo, desaparecendo praticamente o risco de danificar as estruturas celulares na descongelação dos mesmos.

A sobrevivência dos embriões após a descongelação é praticamente de 100% graças às avançadas técnicas de vitrificação utilizadas na Malo Clinic-Ginemed.

Com a vitrificação estamos a obter taxas de gravidez muito parecidas às obtidas com embriões a fresco.

Vitrificación de embriones

Resultados

As taxas de gravidez situam-se em volta dos 50%, constatada com presença de batimento cardíaco. Em qualquer caso, dependem principalmente da idade da mulher que dá os óvulos e das possíveis causas adicionais que tenham determinado a indicação do tratamento. Os resultados também variam de acordo com o número de embriões transferidos.

Consultar resultados

Abrir en ventana nueva: No

As últimas técnicas de Reprodução Assistida

Inovação e vanguarda nos nossos laboratórios para oferecer o melhor tratamento.

Mais de 20 anos de experiência em Reprodução Assistida

Centro de referência a nível nacional e internacional.

Próximos de si

Acompanhamento 24h/dia por parte da Coordenadora de Reprodução.

Ótimos resultados

Orgulhamo-nos das nossas taxas de gravidez nos vários tratamentos.