Fecundação In Vitro (FIV-ICSI) com esperma de dador

Fases do tratamento

1
Fase de programación
Programação

Adaptamo-nos às suas necessidades:

  • O mais breve possível: inicia-se o tratamento na próxima menstruação.
  • Numa data específica: Poderá planear o seu tempo, dias de trabalho, etc.
2
Fase de estimulación ovárica y controles
Estimulação ovárica e controlos

A estimulação começa habitualmente ao terceiro dia do ciclo menstrual. Existem diferentes protocolos (longo e curto), no entanto, todos têm por objetivo estimular a produção de óvulos. Esta fase pode durar cerca de 10 dias e são necessários, aproximadamente, três controlos ecográficos. Quando é alcançado o tamanho folicular desejado, desencadeia-se a ovulação e programa-se a punção ovárica entre 35 a 48 horas depois.

3
Fase de punción de óvulos y muestra de semen
Punção e amostra de esperma

A punção ovárica realiza-se por via vaginal com uma pequena sedação. O líquido aspirado é processado em laboratório para a obtenção de óvulos. Nesse mesmo dia, é descongelada a amostra de esperma de dador, para fecundar os seus óvulos.

4
Fase de laboratorio: fecundación y cultivo
Laboratório

A fecundação realiza-se habitualmente com recurso a microinjeção espermática (ICSI), que consiste na introdução dos espermatozoides dentro dos óvulos, com a ajuda de uma microagulha. Após a mesma, os embriões permanecem em laboratório alguns dias até ao melhor momento para serem transferidos. De acordo com o seu caso, podem ser utilizadas técnicas especiais de laboratório para melhorar os resultados.

5
Fase de transferencia embrionaria
Transferência embrionária

Consiste em depositar os embriões no útero, com recurso a uma cânula muito fina, introduzida através do colo do útero. Não é um procedimento doloroso e realiza-se, habitualmente, três dias após a punção ovárica. A Lei portuguesa limita até três o número máximo de embriões que podem ser transferidos.

6
Fase de tratamiento postransferencia
Tratamento pós-transferência

É recomendado repouso relativo no dia da transferência e atividade moderada no dia seguinte, após o qual poderá retomar a sua vida normal. Deverá evitar esforços violentos e desportos de competição durante as duas semanas posteriores. Habitualmente, é prescrito um tratamento com progesterona que se inicia no dia da punção ovárica e aconselhamos a toma de ácido fólico.

7
Fase de confirmación de embarazo
Confirmação da gravidez

12 dias após a transferência embrionária, realiza-se uma análise de sangue, designada por BhCG (beta), para determinar a gravidez. Nunca suspenda a medicação sem indicação do seu médico, independentemente do resultado.

8
Fase de ecografia
Ecografia

15 dias após a análise BhCG, realiza-se a primeira ecografia, para determinar o tipo de gravidez (única ou múltipla) e a presença de batimentos cardíacos.

Gráfico de fases de FIV-ICSI con semen de donante

Dadores de esperma

A doação de esperma tem um caráter voluntário, anónimo e altruista, pelo que não é permitido à recetora conhecer ou escolher o seu dador (de acordo com a legislação portuguesa).

A informação que se pode fornecer sobre o dador é de caráter geral, nunca podendo ser revelada a sua identidade.

Os dadores são maiores de idade. Todos são submetidos a uma série de exames acerca de suas características físicas, imunológicas, genéticas, hereditárias, doenças infeciosas e transmissíveis.

A responsabilidade da seleção do dador recairá sobre a equipa médica que deverá certificar-se de que o dador se adapta o melhor possível às características de cada caso em concreto.

Atualmente, em Portugal, o número máximo de nascimentos a partir de um mesmo dador é de oito.

Vitrificação de embriões

Os embriões viáveis que não foram transferidos têm de ser vitrificados.

A vitrificação consiste na congelação dos embriões de forma instantânea, o que evita a formação de cristais de gelo, desaparecendo praticamente o risco de danificar as estruturas celulares durante o processo de descongelação dos mesmos.

A sobrevivência dos embriões após a descongelação é praticamente de 100% graças às avançadas técnicas de vitrificação utilizadas na Malo Clinic-Ginemed.

Com a vitrificação obtemos taxas de gravidez muito semelhantes às resultantes da transferência de embriões a fresco.

Vitrificación de embriones

Resultados

As taxas de gravidez após um tratamento de FIV-ICSI encontram-se em torno dos 50%, apuradas pela presença de batimento cardíaco fetal. Ainda assim, estão dependentes da idade da mulher e das causas que determinaram a indicação para este tratamento. Os resultados também variam segundo o número de embriões transferidos.

O risco de aborto, uma vez alcançada a gravidez, é o mesmo que numa gestação natural, o mesmo acontece com anomalias fetais que são semelhantes à ocorrência das mesmas em gravidezes alcançadas sem ajuda médica.

Consultar resultados

Abrir en ventana nueva: No

As últimas técnicas de Reprodução Assistida

Inovação e vanguarda nos nossos laboratórios para oferecer o melhor tratamento.

Mais de 20 anos de experiência em Reprodução Assistida

Centro de referência a nível nacional e internacional.

Próximos de si

Acompanhamento 24h/dia por parte da Coordenadora de Reprodução.

Ótimos resultados

Orgulhamo-nos das nossas taxas de gravidez nos vários tratamentos.